Sexta-feira, 30 de Novembro de 2007

Tradições Natalinas

Polônia.


Neste país ,a ceia de Natal no dia 24, inicia quando surge no céu a primeira estrela. A família reúne-se a mesa, enfeitada a manjedoura. O momento culminante da ceia e a "Oplatek’’. É o momento de aproximação dos afastados física e espiritualmente, é, portanto, o momento de perdoar e afastar todos os pêsames, pois não se pode ficar próximo de alguém, perante a história, com desavenças no coração,

Na ceia não se come carne vermelha, mas sim peixes, acompanhados de vinho branco, sopa de cogumelo, pão, doces de mel, e torta de sementes de papoila. Após a família senta-se á mesa, somente a dona de casa levanta para servir as iguarias, e deixa-se sempre uma luta. A meia noite, os poloneses assistem a missa do galo, no dia 25, a festa começa no café da manhã, quando então pode servido presunto e carnes a vontade. Este desjejum e a refeição mais festiva do dia.

Já os presentes são trocados na data de seis de Novembro, dia de São Nicolau. Na Polônia, o ferro a história o presépio trazem a memória que não se trata apenas de um banquete, mas sim de uma verdadeira conciliação com Deus. O Natal na Polônia também não precisa o pinheiro enfeitado, semelhante ao nosso,em Portugal. 

 

 

Alemanha.


Na Alemanha, país rico em tradições natalinas, o momento mais importante do Natal constitui-se na reunião da família, durante a ceia ou o almoço também são tradicionais as chamadas "Feiras de Natal", onde se pode comprar tudo para as festividades: enfeites, pães, a árvore, figuras de presépio, pães de mel, amêndoas torradas, brinquedos de madeiras, artigos de lã, caramelos, chocolates.

Os musicais são uma constante, cada sete de dezembro, as crianças tiram uma "Prêmio" para o Natal, quando recebem presentes ou guloseimas, trazidas por "São Nicolau" Ou Pai Ntaal, como conhecido entre nos.

Na noite de Natal, todos se reúnem nas suas casas, entoam cânticos e acendem as velas da árvore geralmente no Natal torcem para que neve forte, para eles um Natal sem neve é impossível, as famílias de origem alemã perderam o costume de pinheiro natural muitos enfeites , o presépio, as canções e a reunião familiar. A neve ficou apenas como uma saudosa lembrança de seu país de origem.

 

França


Como não poderia deixar de ser um dos ponto fortes do Natal francês é a qualidade e diversidade dos alimentos servidos na ceia.

Cada região tem o seu prato tradicional: na acácia, o prato principal é o ganso. Na Burgum dia, o peru com nozes e, para os parisienses, Natal é sinônimo de ostras e parte de faie gras.

Mas o Natal Francês não se limita á ceia. Também há o Papai Noel ,o "Papai Noel". só que, lá, ele vem acompanhado de um outro personagem, o "Pere Fouetard. Que é encarregado de informar, ao Papai Noel como foi o comportamento de cada criança durante o ano.

Os franceses, gostam muito do presépio, frutas, geralmente em peças de cerâmica. Ha uma longa tradição, no sul do pais, de ortisois especializados nos confecções de peças do presépio. Os molares para o feita de geração de o século XVII . No mês de dezembro as figuras do presépio podem ser adquiridas nas feiras realizadas em Marselha e AIX.

 

 

sinto-me:
publicado por geotime às 09:11
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Novembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

.posts recentes

. Tradições Natalinas

. TESOURINHOS DEPRIMENTES

. Problemas Do fogo...

. Problemas & Recursos [...

. Sobre a água... e sobre m...

. Sobre o fogo... E sobre m...

.arquivos

. Novembro 2007

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds